Café Com Leite 016 - Os primeiros cinco valores

Data de publicação: 12/09/2022, 11:24

Bárbara: Bom dia, boa tarde, boa noite! Nós falamos mais de uma vez sobre valores e princípios nos últimos episódios. E hoje vamos mostrar cinco dos valores que são dos mais importantes em nossas vidas.

Meu nome é Bárbara Stock e este é o Café Com Leite, um podcast para crianças inteligentes e para pais que se importam.

Babica: E eu sou a Babica, o avatar da Bárbara que vive dentro do celular dela! Também estarei aqui com você! Bárbara, tem mais super heróis hoje?

Bárbara: Hoje não tem, tem super valores! Mas antes tem um ouvinte, né?

Babica: Sempre! Hoje é a vez do Otelo

COMENTÁRIO DO OUVINTE

Bárbara comenta: Ahahahahhah pronto, Otelo, ganhou sua camiseta! E nós ficamos felizes por conseguirmos colocar interesse em política na sua cabecinha, viu?

Babica: Isso mesmo, Otelo. Política é algo importante demais para ficar só nas mãos dos políticos... Se você gostou do nosso Café com Leite, mande uma mensagem de voz para nós no whatsapp 11915670602. Se sua mensagem for escolhida, vamos publicá-la no próximo episódio e você ganhará uma camiseta muito legal!

Babica: Isso! O Otelo ganhou uma camiseta do Café Com Leite!  Vou repetir o whatsap: 11 915670602

SOBE A MÚSICA

Babica: Bárbara, sabe que eu gostei tanto das coisas que você contou nos episódios dos super-heróis, que fui fazer minhas pesquisas?

Bárbara: Ah, que bom! É assim mesmo que uma criança inteligente e curiosa deve fazer: quando se interessar por um assunto, tem de ir atrás. Com o celular na mão, você tem acesso a todo tipo de informação.

Babica: E eu, que moro dentro do celular? Tenho acesso a toda a informação do mundo!

Bárbara: Ahahahahaha que inveja...

Babica: Inveja tenho eu, que não posso sair daqui para tomar sol na praia...

Bárbara: É mesmo... mas um dia a gente vai dar um jeito nisso, viu?

Babica: Espero que sim. Mas hoje quero algo especial.

Bárbara: Diga!

Babica: Eu fui pesquisar sobre os tais valores que você comentou, achei vários, se eu os trouxer aqui, você explica o que são?

Bárbara: Claro que sim, Babica. Se eu souber, né?

Babica: Ah, sabe sim. Quer ver? Olha o primeiro: Gratidão.

Bárbara: Que lindo você começar com esse, Babica! Gratidão é estar pronto para agradecer pelo que você tem. Começa com contentamento.  A gente deve ficar contente e grato com o que temos na vida. Olhe para as coisas que você tem, as pessoas que você ama, seus amigos, a casa, seu animal de estimação, quanta coisa legal, que faz a vida da gente ser especial. Seja sempre agradecido por isso!

Babica: Mas agradecer a quem?

Bárbara: A tudo e todos. Se você tem uma religião, agradeça a seu Deus. E nunca se esqueça de agradecer às pessoas, sempre que você perceber que elas proporcionaram alguma coisa legal para você.

Babica: O “muito obrigado”, né? Sabe que um de meus amigos avatares fez um diário? E no fim do dia anota nele tudo de bom que aconteceu com ele. E ao acabar de escrever cada coisa, ele diz “muito obrigado”.

Bárbara: Que ideia legal, Babica! Dizer “por favor, “com licença” e “muito obrigado” é fundamental. Mostra para as pessoas que você se importa com elas, que as respeita e gosta delas. E praticar esse exercício do seu amigo faz com que ele valorize ainda mais as coisas boas da vida. Dizer “muito obrigado” pessoalmente também. Não ser um reclamão...

Babica: Pois é... coisa ruim a gente tem de deixar pra lá! Muito legal. Agora eu quero o segundo valor: Honestidade

Bárbara: Nossa! Esse então... Ser honesto é se comportar e se expressar com sinceridade e respeitando os valores da justiça e a verdade. Para aprender seu verdadeiro significado, precisamos praticar a honestidade todo o tempo.

Babica: Como assim?

Bárbara: Uma criança pode desenvolver a honestidade sendo sincera com seus pais, professores e outras pessoas ao seu redor. Não mentir... É sempre melhor aceitar um erro com honestidade, em vez de mentir para escondê-lo. Ser honesto com o pai e mãe, o professor e os colegas é uma forma de aprender sobre honestidade.

Babica: Não pegar o que não é seu...

Bárbara: Isso mesmo. Aliás, publicamos aquela história da professora e o relógio, que fala exatamente da honestidade.

Babica: Onde, onde?

Bárbara: Ué? No mesmo lugar onde você ouve este podcast.

Babica. É mesmo! Uma historinha curtinha mas com grande valor. Por falar em valor... vamos ao terceiro? Compartilhamento.

Bárbara: Huuuummmm. Compartilhar é se importar. Compartilhar aquilo que temos com outras pessoas é fundamental. Tem até uma palavra bonita para isso.

Babica: Qual?

Bárbara: altruísmo. A pessoa altruísta tenta procurar o bem dos outros, sem se importar com ela própria. Quem age assim faz alguns sacrifícios pessoais para proporcionar um benefício ao próximo. Compartilhar suas coisas com outras pessoas que possam precisar dessas coisas desesperadamente, por exemplo. Compartilhe seus brinquedos com seus irmãos e primos, doe alguns livros, alimentos e roupas para as crianças que não tem...

Babica: Ai, Bárbara, eu já vi cada coisa tão linda feita por crianças altruístas...

Bárbara: Já? Mas os avatares são altruístas, Babica?

Babica: Ah, avatares são muito parecidos com seus donos. Você, por exemplo, como toda mãe eu sei que dá tudo que tiver para o Mateus, não é?

Bárbara: Ah, pelo Mateus eu dou o mundo. Mas aí não vale, sou mãe dele... O altruísta de verdade compartilha até com quem ele não conhece. Compartilhar é não ser egoísta, é ser bondoso, é se preocupar com os outros.

Babica: Puxa, o mundo seria tão bom se todo mundo agisse assim... Vamos ao quarto valor? Empatia.

Bárbara: Ah, empatia tem tudo a ver com compartilhar. A empatia é a capacidade que uma pessoa tem de compreender os problemas, questões e preocupações de outra pessoa. É como se colocar no lugar de outra pessoa. Ouvir as preocupações, questões e problemas da outra pessoa e tentar ajudá-la.

Babica: Ah, uma vez aconteceu comigo! Tinha um amigo avatar que chegava atrasado em tudo que a gente fazia. Me deixava irritada! Até o dia que eu fui ver como é a vida dele. Bárbara, descobri que ele mora num celular muuuuuito antigo, que tá sempre sem bateria e dando problemas. Por isso ele tinha de fazer tudo devagar, coitado! Quando vi isso, parei de implicar com ele.

Mas não é fácil se colocar no lugar do outro, né?

Bárbara: Nunca é, Babica. Mas sem tentar, a gente não consegue compreender os problemas que o outro tem. E fica impossível ajuda-lo. Pior ainda, é impossível julgá-lo! Só depois que você compreendeu como era a vida do seu amigo avatar é que você entendeu porque ele chegava atrasado. E em vez de ficar nervosa, ficou com peninha dele.

Babica: Ah, isso me lembra do quinto valor: Compaixão.

Bárbara: Ah, gosto tanto dessa palavra... compaixão. Com... paixão, olha que bonito. Essa palavra vem de “compassione”, que quer dizer “sofrimento comum”. Compaixão é o  sentimento de amor e cuidado que você sente pelos outros. É um passo à frente da empatia, pois você não apenas sente os sentimentos da outra pessoa, mas também se esforça para ajudá-la com seus problemas.

Babica: É quando a gente se identifica com o sofrimento da outra pessoa, fica triste por isso e manifesta amizade, apoio e afeto. Nós reunimos um grupo de avatares e demos um jeito de ajudar o avatar lá do celular velho.

Bárbara: Isso mesmo. Por isso a compaixão está tão ligada à empatia. É a intenção de ajudar o próximo, para que sua dor seja aliviada. Mas uma coisa me deixou curiosa, Babica. Como é que vocês avatares ajudaram o outro avatar, se não podem comprar um celular novo pro dono dele?

Babica: Ahahahahah, não podemos, mas podemos dar um jeito nos aplicativos dele. A gente ajudou a limpar a memória, a apagar coisas que ele não usava, a deixar o celular mais leve. Ficou quase novo!

Mas puxa, Bárbara, quantos valores pra gente prestar atenção, né?

Bárbara. Pois é. Quais a gente aprendeu hoje?

Babica: Gratidão, Honestidade, Compartilhamento, Empatia e Compaixão!

Bárbara: Mas a gente viu só alguns dos valores morais fundamentais, que ajudam as crianças a construir ideias fortes, crenças e atitudes corretas para evoluir como indivíduos moralmente fortes. Mas existem muitos outros...

Babica: Ah, tem mais valores para os próximos episódios! E eu queria saber se os ouvintes têm mais valores que gostariam de ver explicados aqui. Olha, por hoje tá bom, né? Tem muita coisa pra eu pensar... vou começar ouvindo este episódio de novo. E de novo. E outra vez... pra ver quais valores eu pratico e onde preciso melhorar.

Bárbara: Muito bem! Você vai ser uma adulta que vai me orgulhar, Babica!

Babica: Ebaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Bárbara: Não esqueça então: se você está gostando deste nosso podcast, se quer que a gente cresça, contribua conosco! Tem várias formas! Quem sabe você nos ajuda a encontrar um patrocinador. Ou então faz uma contribuição pelo nosso PIX, que é o 11915670602

Babica: É isso mesmo! E mande recados de voz para nós, comentando o programa! Se seu recado for escolhido, vamos publicá-lo no podcast e você ainda vai ganhar uma camiseta de presente, que tal? Vou repetir o número do whatsapp: 11915670602.

_______________________________________________________

Bárbara: Muito bem! Eu sou a Bárbara Stock…

Babica: E eu sou a Babica! O avatar de Bárbara que mora no celular dela.

Bárbara: somos suas companheiras neste Café Com Leite, que é feito com muito carinho pela turma do Podcast Café Brasil. A edição é do Senhor A e a direção é do Luciano Pires.

Quem você trouxe para encerrar este episódio, Babica?

Babica: Ah, hoje vou trazer uma frase do cientista Albert Einstein:

Não tente ser bem-sucedido, tente antes ser uma pessoa de valor.

Veja também