Café Com Leite 34 - Construindo bom caráter 2

Data de publicação: 12/02/2023, 12:11

Café Com Leite 34 – Ainda construindo um bom caráter

Bárbara: Bom dia, boa tarde, boa noite! Babica, vamos terminar a série de dicas sobre como construir um bom caráter?

Babica: Vamooooooosssssss!

Bárbara: Muito bem! Meu nome é Bárbara Stock e este é o Café Com Leite, um podcast para crianças inteligentes e para pais que se importam.

Babica: E eu sou a Babica, o avatar da Bárbara que vive dentro do celular dela! Também estarei aqui com você!

E quero convidar nossos ouvintes para o Clube Café Com Leite!

Bárbara: Bem lembrado, Babica! O Clube Café Com Leite nasceu para permitir que as pessoas que curtem este podcast, entrem um pouco mais dentro dele. No clube vamos publicar análises dos episódios, material complementar e episódios extras.

Babica: Mas o mais legal é que temos um grupo no Telegram onde as pessoas podem interagir conosco, compartilhar materiais e muito mais. Mas o mais importante é que ao assinar o Clube Café Com Leite, você ajuda a gente a produzir estes episódios!   

Bárbara: Isso mesmo! Venha para podcastcafecomleite.com.br e faça parte do Clube Café Com Leite! Babica, quem é o ouvinte de hoje?

Bárbara: Babica, quem é o ouvinte de hoje?

Babica: Hoje é a curiosa Eliza!!

COMENTÁRIO DO OUVINTE

Bárbara: Que legal, Eliza! Adorei seu comentário! É isso mesmo, curiosidade é o que vai ajudar você a aprender muito!

Babica: Eliza, que lindo seu comentário! E saber que você está em homeschooling é sensacional! Ainda vamos fazer um episódio sobre esse assunto. Um beijão!!

Bárbara: A Eliza ganhou uma linda camiseta do Café Com Leite! E se você gostou do nosso Café com Leite, mande uma mensagem de voz para nós no whatsapp 11915670602. Se sua mensagem for escolhida, vamos publicá-la no próximo episódio e você ganhará uma camiseta muito legal! O Lucas ganhou a dele!

Bárbara: Isso! Se seu áudio for escolhido, você ganha uma camiseta do Café Com Leite!  Vou repetir o whatsap: 11 915670602

SOBE A MÚSICA

Bárbara: Bem, Babica, no episódio anterior falamos de várias dicas para construir um bom caráter. Você curtiu?

Babica: Siiiiim! Achei que esse assunto é muito interessante!

Bárbara: Babica, vai ficar mais leal ainda. Vamos começar com o perdão?

Babica: Perdão?

Bárbara: Sim. Perdoar a nós mesmos pelas bobagens que fizemos é um passo importante para desenvolver um bom caráter. E perdoar os outros é tão importante quanto.  Quando nos sentimos ofendidos, enganados ou machucados por alguém, especialmente alguém que amamos e em quem confiamos, ficamos tristes, angustiados e confusos. E então surgem sentimentos ruins, de vingança, raiva e ódio. Se você deixa esse sentimentos ruins tomarem conta...

Babica: A história dos dois lobos!

Bárbara: Isso mesmo! Se você alimentar esses sentimentos ruins, todos os bons vão ficar em segundo plano, escondidos. Você vai se sentir injustiçada e com muita raiva. E aí, nada de bom pode acontecer. Perdoar nos permite aprender com os erros e seguir em frente. E perdoar os outros nos ajuda a construir bons relacionamentos e um ambiente de paz. A capacidade de perdoar é um atributo do bom caráter.

Babica: Puxa vida, eu nunca tinha pensado nisso...

Bárbara: Quer mais? Que tal lutar pelas coisas nas quais você acredita?

Babica: Ué? Mas todo mundo não faz isso?

Bárbara: não, Babica. Muitas pessoas deixam de lutar por aquilo em que acreditam, para evitar problemas, para se aproveitar de alguma oportunidade ou por preguiça.

Babica: Mas como assim?

Bárbara: vou dar um exemplo. Você acredita que pode ser uma grande baterista de rock, não acredita?

Babica: Sim! (virada de bateria)

Bárbara: Você vai ter de lutar por isso então. Gastar horas e horas estudando e praticando. Em muitos momentos você não estará disposta a fazer isso, talvez seja mais agradável jogar um videogame ou ficar no youtube. Já aconteceu com você?

Babica: Ah, já, diversas vezes.

Bárbara: Então... nesse momento é que você tem de ter força de vontade e lutar pelo que você acredita. Vai trocar a tentação de jogar videogame pelo estudo da bateria. Mas muita gente não consegue, prefere deixar pra depois...  Lute pelo que você acredita, seja obstinada!

Babica: Obs o quê?

Bárbara: Obstinada. Que insiste, que tem objetivos claros e que não desiste de alcançar esses objetivos. Ser obstinado é se agarrar firmemente a uma ideia. Todos os campeões são obstinados. E o mesmo vale para seus valores morais. Lute por eles.

Babica: Ah, esse eu sei! Quando a gente defende nossos valores, mesmo indo contra o grupo de pessoas que acham que estamos errados, mostramos que acreditamos que o que estamos fazendo e o certo. Obstinação, lutar pelo que a gente acredita contribui para construir um bom caráter.

Bárbara: isso mesmo. Outro ponto tem a ver com paciência.

Babica: Vixe....

Bárbara: O que foi?

Babica: Ah, eu não tenho muita paciência, não.

Bárbara: Ahahahahahah eu sei. Você quer sempre tudo na hora, não sabe esperar pelo melhor momento, não é? Olha, Babica, mudanças não acontecem de uma hora pra outra. A gente tem de ser paciente enquanto desenvolver um bom caráter.

Babica: Assim como tem de ser paciente enquanto aprende a tocar bateria?

Bárbara: É quase a mesma coisa. A primeira vez que você sentou na bateria, não saiu nada, né?

Babica: Só barulho...

Bárbara: aí você foi pacientemente treinando, desenvolvendo sua habilidade, seu ouvido... e hoje já toca muito bem! (melo do café com leite só batera)

Babica: Eeeeeeeeeee!

Bárbara: com o desenvolvimento do nosso caráter é igual. A gente vai incorporando novos hábitos, vai melhorando em vários aspectos, mas sempre aos poucos. Outras pessoas também, por isso é importante ter paciência com elas também.

Babica: Prometo que vou tentar ser mais paciente!

Bárbara: Muito bem. Sabe outro ponto importante? Não ter medo nem vergonha de pedir ajuda. Todos precisamos de ajuda em algum momento e para construir um bom caráter é igual. Se você está com dificuldade em alguma coisa, pergunte para quem tem mais experiência. Isso não é vergonha e ajuda muito.

Babica: Ah, eu sempre pergunto!

Bárbara: Eu sei... e como pergunta! Outro ponto interessante é definir seus objetivos e se apegar a eles. Quando você define seu objetivo, você automaticamente cria uma espécie de mapa daquilo que você precisa fazer. Quer um exemplo?

Babica: Quero!

Bárbara: Você definiu o objetivo de ser baterista de uma banda de rock, não foi?

Babica: Defini, sim (virada de bateria)

Bárbara: e o que aconteceu?

Babica: Bem, eu fui estudar pra ver o que tinha de fazer. Ter aulas, comprar uma bateria, treinar algumas horas todo dia, participar de reuniões com outros avatares que também querem tocar...

Bárbara: Viu só? Tudo isso aconteceu porque você criou um objetivo. Agora imagine que o objetivo fosse tirar nota dez na prova?

Babica: Bom, eu ia ter de estudar, fazer exercícios, tirar dúvidas... ou não conseguiria tirar 10.

Bárbara: Então, estudar muito não garante que você vai tirar 10, mas é o único jeito de chegar lá. Mas se você não tiver o objetivo de tirar 10...

Babica: ... ah vou relaxar, né?

Bárbara: isso mesmo. Por isso é tão importante fixar objetivos. Mas você precisa tomar cuidado para que os objetivos sejam realistas, possíveis de serem atingidos. Se você colocar um objetivo de passear na lua no ano que vem ou de cavalgar um dinossauro de verdade, isso nunca vai acontecer. E você se frustra. Crie objetivos que você sabe que, mesmo que sejam difíceis, dá para atingir.

Babica: Objetivos fazem com que a gente crie planos!

Bárbara: Isso mesmo. Fizemos um episódio só sobre planos, lembra?

Babica: Claro! Foi o 7 – sonho que se sonha junto!

Bárbara: isso mesmo. Mais uma dica: esteja sempre aberto para mudanças. UM caráter forte inclui ser capaz de se adaptar às mudanças. Não tenha medo de experimentar novas coisas.

Babica: Ah, eu conheço um monte de avatares que odeiam mudar as coisas!

Bárbara: Xi.. tá cheio de gente assim, Babica. Que não aceita que as coisas mudem, pois vai dar trabalho, incomodar, tirar da...

Babica: zonha de conforto!

Bárbara: Zona de conforto! Estar aberto para mudanças, sem teimosia, se ser birrento, sempre entendendo que quando mudamos apredemos coisas novas é uma ótima atitude para quem quer construir um bom caráter.

Babica: Nossa, Bárbara, mas quanta coisa!

Bárbara: Ahahahahah... Babica, construir um caráter leva muito tempo. Na verdade, só quando chegamos à idade adulta é que podemos dizer que temos um caráter firme e forte. E quando conseguimos, sabe o que acontece?

Babica: O quê?

Bárbara: As pessoas vão admirar a gente, vão nos colocar como modelos. Vão olhar para nós e se sentir inspiradas!

Babica: Ah, desde que a gente seja um bom exemplo, né?

Bárbara: Mas é exatamente isso que um bom caráter provoca. Ele faz com que a gente seja um bom exemplo para os outros.

Babica: O lobo bom da história dos lobos!

Bárbara: isso mesmo. Mas é importante que a gente seja humilde. Ninguém é perfeito e um caráter forte não significa ficar confiante em excesso ou arrogante, com o rei na barriga.

Babica: como é?

Bárbara: akhahahahahha... com o rei na barriga, Babica!

Babica: que horror, Bárbara! Comer o rei?

Bárbara: ahahahahahah “Com o rei na barriga” é uma expressão popular usada para se referir às pessoas que dão muita importância a si mesmas. São os indivíduos que pensam ser mais importantes do que realmente são. Metidos e arrogantes, sabe?

Babica: Sei... mas de onde vem essa expressão?

Bárbara: dizem que é da época que o Brasil tinha reis e rainhas. Quando a rainha ficava grávida, carregava dentro da barriga um bebê que poderia ser o futuro rei. Ela tinha o rei na barriga, todo mundo festejava e tratava a rainha muito bem, fazendo com que ela se sentisse mais importante e superior aos outros.

Babica: com o rei na barriga.

Bárbara: com o rei na barriga. Não é bom agir assim, que se acha mais e melhor que os outros têm uma falha de caráter. Você pode até ser melhor em muitas coisas, mas não deve ficar se achando. Tem de ser humilde. E isso nos leva a outra dica: é muito importante controlar o ego. Você sabe o que é ego?

Babica: Ah, esse eu sei! O ego é a nossa personalidade. É ele quem julga as pessoas ao nosso redor conforme nossos interesses e experiências pessoais. É uma voz interna que indica o que é bom e o que é ruim. Ele também é responsável por preconceitos e aceitações.

Bárbara: Isso mesmo. Nós precisamos controlar nosso ego para ele não ficar grande demais. Quando ele fica muito grande, a gente começa a achar que somos melhores que os outros. Por isso não podemos levar tudo para o lado pessoal. Temos de pensar nos outros, praticar a empatia... ser humildes!

Babica: Ah, isso vai ajudar a gente a aceitar e ser aceito pelos outros!

Bárbara: isso mesmo. Ser humilde e controlar o ego é um bom traço de caráter!

Babica: ah, eu não gosto de avatares metidos e que se acham, sabe? Eles querem tudo para eles, não dão atenção e tratam mal os outros. É muito ruim!

Bárbara: sabe por que, né? Porque eles facilmente perdem o respeito pelos outros. E o desrespeito é um traço do mal caráter! Por isso é fundamental ser honesto consigo mesmo e com os outros. Quando somos honestos sobre o que desejamos e o que achamos, construímos um clima de confiança, que é outro traço muito importante para o bom caráter.

Babica: ah, mas a gente tem de ter coragem pra ser honesto e aceitar que temos medos, não é?

Bárbara: sim. A coragem de aceitar que temos medos é o que vai nos ajudar a combater os medos. Um bom traço de caráter é encarar nossos medos e trabalhar para vencê-los. Sabe um medo que eu tenho, Babica?

Babica: Náo. Qual é?

Bárbara: Falar em público. Sempre me dá um frio na barriga...

Babica: Frio na barriga? Como assim?

Bárbara: Ah, avatares não sentem frio na barriga. Sempre que estamos numa situação de medo, de estresse, de vergonha, nosso corpo muda, o sangue circula de um jeito diferente libera substâncias que nos deixam mais alertas. Daí dá a sensação que sentimos um frio no estômago. É isso que eu sinto quando vou falar em público.

Babica: Ué, mas como você faz?

Bárbara: Ué, eu me jogo. Mesmo com medo, eu vou falar em público, até me acostumar, ganhar segurança. Isso é um traço bom do caráter, a capacidade de combater nossos medos e não deixar que eles nos paralisem.

Babica: que legal. Uma hora dessas temos que fazer um episódio sobre o medo.

Bárbara: Um só não vai dar... vamos ter de fazer uma série. Babica, vamos para a última dica?

Babica: Ahhhhhh, já?

Bárbara: já. É a gratidão. Seja grata por tudo que você tem. Quem tem um bom caráter é sempre grata por aquilo que tem, foca nas coisas que têm e nas que não tem. Quem só pensa nas coisas que não tem esquece de curtir a vida...

Babica: Ah, a gente falou disso no episódio do dinheiro, sobre quem sempre quer o celular mais novo e esquece de curtir o velho, né?

Bárbara: isso mesmo. Olhe em volta de você, as coisas que você tem, os parentes que você tem, seu cachorro ou gato, o carro, a casa, a roupa... seja sempre grata pelo que você tem. Isso é um traço maravilhoso de caráter. Babica, você reparou uma coisa?

Babica: O quê?

Bárbara: como estas dicas tem tudo a ver com os episódios nos quais falamos de valores morais?

Babica: é mesmo. Toda hora aparece um.

Bárbara: Sim, quem tem bons valores morais, os defende usa para guiar seu atos...

Babica: tem bom caráter!

Bárbara: muito bem. Vamos recapitular as dicas de hoje?

- Perdoe seus erros e os erros dos outros

- Lute por aquilo que você acredita

- Tenha paciência com você e com os outros

Babica:

- Não tenha medo de pedir ajuda

- Crie objetivos e lute por eles

- Aceite as mudanças

Bárbara;

- Seja um bom exemplo para os outros

- Seja humilde

- Controle o ego

Babica:

- Seja honesta com você e com os outros

- Enfrente seus medos

- Tenha gratidão por aquilo que você tem

Bárbara: Puxa vida, fizemos um verdadeiro guia sobre como construir um bom caráter, não e?

Babica: Sim. E eu recomendo que você ouça de novo este episódio e vá conversando com seus pais, parentes mais velhos, professor, sobre cada um desses pontos. Assim você será...

Bárbara: um bom caráter!

sobe

_________________________________________________________

Bárbara: Não esqueça então: se você está gostando deste nosso podcast, se quer que a gente cresça, contribua conosco! Tem várias formas! Quem sabe você nos ajuda a encontrar um patrocinador. Ou então faz uma contribuição pelo nosso PIX, que é o 11915670602

Babica: E tem uma novidade: o CLUBE CAFÉ COM LEITE! Inauguramos um espaço para reunir as pessoas que gostam do nosso conteúdo e que querem que a gente continue! Vá até o podcastcafecomleite.com.br e faça uma assinatura!

Bárbara: Isso mesmo! Pule pra dentro do Café Com Leite! Ajude a gente a continuar! No podcastcafecomleite.combr

Babica: Venha pro Clube Café Com Leite!

_______________________________________________________

Bárbara: Muito bem! Eu sou a Bárbara Stock…

Babica: E eu sou a Babica! O avatar de Bárbara que mora no super celular dela.

Bárbara: somos suas companheiras neste Café Com Leite, que é feito com muito carinho pela turma de super heróis do Podcast Café Brasil. A edição é do Senhor A e a direção é do Luciano Pires.

E hoje vamos encerrar como o episódio?

Babica: Ah, fui buscar uma frase do Emicida!

Sou homem desde moleque, honro o que tenho no peito

Minha mãe me deu caráter,

Veja também