Cafezinho Premium 530 - Eu tenho medo

Data de publicação: 03/10/2022, 09:36

Todos temos um sexto sentido para perceber a tendência da opinião pública; morremos de medo de sermos isolados socialmente e quando achamos que nossa opinião está na contramão da opinião pública, perdemos a vontade e a coragem de expressá-la em público. Bote aí uma pitada de histeria e pronto! O que temos é:

Acumulação, que é o excesso de exposição de uma determinada opinião. Fala-se, e fala-se e fala-se mais de determinado assunto, sempre do ponto de vista de uma determinada opinião. A todo momento. Aquela opinião vai então sendo acumulada no imaginário popular.

Depois vem a…

Consonância, quando a mesma opinião é exposta por diferentes meios. É na televisão, no rádio, nos jornais e revistas, nas mídias sociais e nos papos de buteco, a mesma opinião sendo repetida. Você é bombardeado pela mesma opinião.

então vem a…

Ubiquidade. O resultado é que a mesma opinião surge, para qualquer lado que você olhe.

Entendeu? Acumulação, Consonância e Ubiquidade. Cria-se assim um tsunami com uma opinião, e você é afogado por ele.

Exemplo? Cara todo mundo gritando #ForaTemer! Não importa onde eu olhe, o que eu leia ou ouça… é sempre #ForaTemer! Você acha que vou ser trouxa de me manifestar pelo contrário, cara? Vou ser atacado, isolado, tratado como bandido… Eu não! Melhor é calar minha boca.

Temer, que não é nenhum santo, acabou entregando um Brasil muito melhor do que o que encontrou. Só não fez mais porque passou a maior parte do tempo lutando para não cair. Temer não apagou o incêndio, mas impediu que se alastrasse. Todos os feitos que depois de sua saída começaram a ser exaltados na imprensa e nas mídias sociais, estavam ali, explícitos, ao longo dos 2 anos de mandato-tampão. Mas estávamos cegos e surdos pelo “Fora Temer”, incapazes de reconhecer e aceitar qualquer medida positiva que o “vampiro” tomasse. A gritaria era tanta, mas tanta, que colocou muita gente na Espiral do Silêncio.

Espiral do silêncio... cuidado com ela.

Vou continuar a reflexão no vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=HEYFxAlZ08g

 

Gostou? De onde veio este, tem muito, mas muito mais. Torne-se um assinante do Café Brasil e nos ajude a continuar produzindo conteúdo gratuito que auxilia milhares de pessoas a refinar seu processo de julgamento e tomada de decisão. Acesse http://mundocafebrasil.com

Veja também