Café Com Leite 37 - O ovo que você come

Data de publicação: 11/03/2023, 16:05

Bárbara: Bom dia, boa tarde, boa noite! Babica, hoje vamos falar de uma coisa que eu amooooo!

Babica: O que, Bárbara?

Bárbara: Vamos continuar a falar sobre o agronegócio, e vou usar como exemplo os ovos que a gente come! Eu adoro um ovinho, hummmmm...

Babica: Ah, eu também adoro um avatar de ovo!

Bárbara: Aahahhahaha. Meu nome é Bárbara Stock e este é o Café Com Leite, um podcast para famílias com crianças inteligentes e para pais que se importam.

Babica: E eu sou a Babica, o avatar da Bárbara que vive dentro do celular dela! Também estarei aqui com você!

Bárbara: Babica, quem é o ouvinte de hoje?

Babica: Hoje é a Estela!

COMENTÁRIO DO OUVINTE

Bárbara: Ah, que legal, Estela! Sabe que essa série sobre o caráter é das mais importantes que a gente já fez?

Babica: É mesmo, Estela. É pra ouvir mais de uma vez e conversar muuuuuuito com seus pais e amiguinhos sobre esse assunto, viu?

Bárbara: Muito bem, a Estela ganhou uma linda camiseta do Café Com Leite! E se você gostou do nosso Café com Leite, mande uma mensagem de voz para nós no whatsapp 11915670602. Se sua mensagem for escolhida, vamos publicá-la no próximo episódio e você ganhará uma camiseta muito legal!

Bárbara: Isso! Se seu áudio for escolhido, você ganha uma camiseta do Café Com Leite!  Vou repetir o whatsap: 11 915670602

SOBE A MÚSICA

Babica: Bárbara, porque é que você escolheu falar de ovos?

Bárbara: Ah, porque além de ser um alimento que eu adoro, é um dos mais importantes na nossa alimentação diária. É uma excelente fonte de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Pode ser preparado de diversas maneiras, tem um preço acessível...

Babica: E como é que você prefere comer ovos?

Bárbara: Ah, de todo jeito! Mas aprendi alguns dias atrás um jeito de fazer um ovo mexido, que é uma coisa!

Babica: Puxa. Eu sou um avatar, não consigo saber que gosto tem um ovo de verdade!

Bárbara: Ah, Babica, em compensação, você pode fazer com que o avatar do ovo tenha o gosto que você quiser, não é?

Babica: Chocolate!

Bárbara: Ahahahahah mas aí é o ovo de Páscoa! E não é dele que vamos falar hoje. Hoje é o ovo que vem da galinha.

Babica: Ovo de galinha. Sabe que a galinha é um bicho que eu não entendo?

Bárbara: Ué? Não entende o quê?

Babica: Ah, é uma ave, mas não voa.

Bárbara: Ué, mas a galinha não é a única ave que não voa. Na verdade ela voa, um pouquinho só, né.

Babica: Tem mais ave que não voa?

Bárbara: Tem. O avestruz e a ema, por exemplo. O pinguim... Aliás, quer ouvir o som que a avestruz faz?

Babica: Quero!

https://www.youtube.com/watch?v=nlMSXYg1Ok0

Babica: Esse bicho é muito estranho. E o som do pinguim, como é?

https://www.youtube.com/watch?v=8PZs2LzrpM8

Bárbara: Ahahahahahah, mas a natureza é ótima, uma riqueza! Mas vamos voltar à galinha?

https://www.youtube.com/watch?v=GLdUqL0V55s

Babica; Ahahahahah elas são engraçadas...

Bárbara: Olha, para que o ovo chegue até o nosso prato, tem uma coisa chamada cadeia produtiva.

Babica: Cadeia produtiva?

Bárbara: Sim. Todos os passos que o ovo segue até chegar até nós. Lembra que falamos do algodão? Que tem de ser plantado, colhido, separado, empacotado, transportado...

Babica: Lembro!

Bárbara: Com o ovo não é diferente. Até ele chegar no supermercado, onde seus pais vão comprar aquela caixinha, tem um loooongo processo produtivo, composto por várias etapas que vão desde a produção até o consumo.

Babica: Me conte como é, Bárbara.

Bárbara: A primeira etapa na cadeia produtiva do ovo é a produção de matrizes, que são as galinhas que vão botar os ovos. As galinhas são criadas em fazendas especializadas, onde são alimentadas com ração balanceada e recebem cuidados para garantir sua saúde e bem-estar.

Babica: são as granjas, não é?

Bárbara: Isso mesmo, granjas. Na granja tem uma segunda etapa, que é a Postura de ovos. Quando as galinhas estão saudáveis e bem-cuidadas, elas começam a botar ovos. Em média, uma galinha pode botar cerca de 300 ovos por ano.

Babica: 300 ovos por ano? Isso é quase um por dia, Bárbara!

Bárbara: Isso mesmo. Por isso a galinha é um animal fascinante, que acompanha a gente há muuuuuuitos anos. A domesticação das galinhas começou com as sociedades agrícolas antigas...

Babica: A.C. – Antes de Cristo!

Bárbara: Isso, antes de Cristo, quando as pessoas descobriram que as galinhas eram animais úteis para fornecer alimento em forma de ovos e carne. Elas as mantinham em galinheiros e as alimentavam, o que permitiu que as galinhas se tornassem mais calmas e manejáveis.

Babica: É mesmo. Galinha é tão mansinha, né?

Bárbara: é sim, é só não mexer com os pintinhos...

Barulho de pintinhos https://www.youtube.com/watch?v=16NKvgrlhZQ

Bárbara: Vamos lá. Em seguida vem a coleta de ovos: Após a galinha botar, os ovos são coletados pelos trabalhadores da fazenda. Eles são cuidadosamente inspecionados para garantir que não estejam quebrados ou danificados.

Babica: Mas as pessoas vão lá no ninho da galinha pegar um ovo de cada vez?

Bárbara: Ah, Babica, isso acontece naqueles galinheiros que a gente tem na chácara, em casa ou na fazenda. No agronegócio é tudo mais sofisticado.

Babica: Tudo maior, né?

Bárbara: Na verdade, o termo correto não é “maior”. A diferença do agronegócio para o galinheiro na chácara do tio é que as coisa são muito profissionalizadas. Não precisa ser enorme para ser agro.

Babica: Então o produtor de ovos caipiras é agronegócio?

Bárbara: Sim. Há produtores que criam as galinhas livres de gaiolas e que pegam os ovos manualmente, eles também fazem parte do agronegócio. Existem pessoas que reclamam do agronegócio fazendo uma separação entre agricultura familiar e empresarial. Mas nós falaremos disso em outro episódio, tá bem?

Babica: Tá.

Bárbara: Voltando ao nosso processo... Depois de coletar o ovo, vem a Classificação. Os ovos são classificados de acordo com o tamanho, a cor e a qualidade. E então são embalados com muito cuidado em caixas especiais e rotulados para identificação.

Babica: E aí vão para os supermercados?

Bárbara: Ainda não. A próxima etapa é a refrigeração dos ovos, o que ajuda a preservar sua frescura e qualidade. Só então vem o Transporte. Depois de serem embalados e refrigerados, os ovos são transportados para o mercado ou distribuidores, onde serão vendidos ao público.

Babica: Bárbara, eu estou impressionada. Sabe que já pensei que os ovos nasciam no supermercado? Que tinha umas galinhas lá ano fundo? Ahahahahahahhaha

Bárbara: ahahahahahahah Mas quer ficar impressionada de verdade? Olha só: quando se trata do agronegócio, existem coisas que são bem grandes, lembra?

Babica: Lembro.

Bárbara: Quantas galinhas você acha que tem a maior granja do Brasil?

Babica: Ah, mais de 100!

Bárbara: Cem? Babica, pode aumentar isso!

Babica: Mais de 1000?

Bárbara: Xiiiiiii... tá frio...

Babica: 10 mil?

Bárbara: Babica, a Granja Mantiqueira, que é a maior do Brasil, hoje possui 11,5 milhões de galinhas.

Babica: 11 MILHÕES?

Bárbara: 11 milhões e quinhentas mil!

Babica: Mas Bárbara, nem dá pra saber quanto é tanta galinha! Deixa eu fazer uma pesquisa aqui....(tempo com barulho de digitação)... Nossa!

Bárbara: O que foi?

Babica: Aqui diz que que se a gente considerar que numa granja cada galinha ocupa em média 500 centímetros quadrados, é possível colocar quase 2 milhões de galinhas no Estádio do Maracanã.

Bárbara: E?

Babica: Precisa de quase 6 estádios do Maracanã para acomodar 11,5 milhões de galinhas!

Bárbara: ahahahahahhaha Babica, eu estou aqui imaginando um estádio de futebol com 2 milhões de galinhas!

(Som de 2 milhões de galinhas....)

Babica: Que loucura, ahahahahahah. Mas como é que eles cuidam de tanta galinha? Como dão comida?

Bárbara: é isso que as pessoas não conhecem, Babica. Imagina uma granja profissional do agronegócio como um galpão com algumas milhares de galinhas. No agro...

Babica: Já sei, tudo é profissional!

Bárbara: Tudo é profissional. Por isso a Granja Mantiqueira, para cuidar das mais de 11 milhões de galinhas em suas instalações de Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro, tem 2.200 funcionários.

Babica: Nossa! Mas mesmo assim, dá mais de 5 mil galinhas por funcionário! Como é que eles vão dar milho pra tanto bicho?

Bárbara: Ahahahahaha Babica, cuidar de uma granja profissional, não é coisa simples. Esqueça tudo que você já viu dos galinheiros que visitou. Estamos falando de uma operação profissional, com equipamentos e máquinas sofisticados. E muuuuitos cuidados. Olha só:

As galinhas precisam de uma dieta balanceada que forneça todos os nutrientes essenciais para sua saúde e crescimento. É importante fornecer alimentos de alta qualidade e frescos para garantir uma produção de ovos saudável.

Babica: Não é só dar milho?

Bárbara: Não. É preciso fazer uma ração muito bem balanceada. Para isso, existem profissionais que cuidam só da alimentação das galinhas.

Babica: Um cozinheiro para galinhas?

Bárbara: Ahahahahah... quase isso. As galinhas também precisam de acesso constante a água limpa e fresca para manter sua hidratação e saúde geral. Num galinheiro isso é fácil. Mas e quando tem 1000, 10 mil, cem mil galinhas?

Babica: Tem que ter uma instalação especial, não é só colocar um bebedouro lá, né?

Bárbara. Não mesmo. As granjas precisam manter as instalações limpas e livres de sujeiras para evitar a propagação de doenças e infecções.

Babica: Com 11 milhões de galinhas fazendo xixi e cocô o dia todo?

Bárbara: Sim, senhora! Imagine como deve ser a estrutura de limpeza.

Babica: Ah, não deve ser um tiozinho com uma vassoura e um balde, né?

Bárbara: Não mesmo. Além de limpeza, as galinhas precisam de um ambiente confortável e controlado com temperaturas adequadas para sua saúde e bem-estar. Tem que ter luz natural e artificial adequadas para garantir uma produção de ovos saudável e um ciclo de sono normal.

Babica: Como assim?

Bárbara: Babica, cada coisa que tirar a galinha de seu normal, causa impacto na quantidade e qualidade de ovos que ela põe. Se ela estiver mal alimentada, doente, cansada, não vai produzir direito.

Babica: Então o dono da granja tem que ser como uma babá?

Bárbara: isso mesmo. Uma babá de galinhas. E tem mais! As galinhas precisam de espaço suficiente para se mover e se exercitar, além de ter espaço para dormir e se abrigar. E precisam também de proteção contra predadores, como raposas, corvos e gatos selvagens, para garantir sua segurança.

Babica: mas quanta coisa!

Bárbara: pensa que terminou? As galinhas precisam ser sempre muito bem acompanhadas para detectar sinais de doenças!

Babica: Já pensou uma galinha gripada no meio de 11 milhões? Pode contaminar todas as outras!

Bárbara: Pois é. No agronegócio, tudo é muito complexo, muito trabalhoso. Ao longo dessa cadeia produtiva, é importante garantir que os ovos estejam seguros e livres de doenças para proteger a saúde de quem vai comê-los, não é?

Babica: Claro!

Bárbara: Além disso, a fazenda deve seguir práticas éticas e sustentáveis na criação das galinhas e na produção dos ovos. Tem de pensar no bem estar dos bichinhos. Existem muitas granjas que estão aumentando o espaço para as galinhas e criando-as sem que fiquem presas.

Babica: E eu que achei que era só jogar milho pra galinha e pegar o ovo...

Bárbara: Não é, não. E lembro que nós hoje, falamos das granjas que produzem ovos. Tem outro tipo de granja que é a que produz o frango de corte, que é a carne de frango que é usada para nossa alimentação. Se você achou que a cadeia de produção do ovo é grande e complexa, a da carne é ainda mais.

Babica: Ah, eu estou adorando conhecer em detalhes como é que vocês, humanos, fazem para produzir as roupas que vestem e a comida que comem! Vamos falar mais sobre isso?

Bárbara: Claro que sim. O agronegócio tem assunto que não acaba mais!

Babica: Ebaaaaaaaaaaaaaaaaaa

.___________________________________________________

Bárbara: Não esqueça então: se você está gostando deste nosso podcast, se quer que a gente cresça, contribua conosco! Tem várias formas! Quem sabe você nos ajuda a encontrar um patrocinador. Ou então faz uma contribuição pelo nosso PIX, que é o 11915670602

Babica: E tem uma novidade: o CLUBE CAFÉ COM LEITE! Inauguramos um espaço para reunir as pessoas que gostam do nosso conteúdo e que querem que a gente continue! Vá até o podcastcafecomleite.com.br e faça uma assinatura!

Bárbara: Isso mesmo! Pule pra dentro do Café Com Leite! Ajude a gente a continuar! No podcastcafecomleite.combr

Babica: Venha pro Clube Café Com Leite!

_______________________________________________________

Bárbara: Muito bem! Eu sou a Bárbara Stock…

Babica: E eu sou a Babica! O avatar de Bárbara que mora no super celular dela.

Bárbara: somos suas companheiras neste Café Com Leite, que é feito com muito carinho pela turma de super heróis do Podcast Café Brasil. A edição é do Senhor A e a direção é do Luciano Pires.

E hoje vamos encerrar como o episódio?

Babica: Ah, fui buscar uma frase do ex-presidente norte americano Dwight Eisenhower:

A agricultura parece muito fácil quando seu arado é um lápis, e você está a mil milhas do milharal

 

Veja também